“O querer-crer e o querer-amar”

“Sem Deus, o homem não sabe para onde ir e não consegue sequer compreender quem seja”

"Crer para poder entender e entender para crer" Is 7,9

"O querer-crer e o querer-amar" ‘Saint Augustin’

Nova Evangelização – Espiritualidade e Carisma fé, Dom de Deus

“Nova Evangelização – Espiritualidade e Carisma – Fé e Graça, Dom de Deus”

E-mail: Catequista Sandro

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A nova evangelização desafio

Música - Toca em vida espírito santo

Toca em minha vida Espirito Samto

Nova evangelização

Vem eu mostrarei

força de Deus

Eu navegarei

Tudo se torna facil ao amor

Alma humana - Santo Agostinho

Ser catequista

“Ser catequista é fazer “arder o coração”, como, felizmente, aconteceu com os dois discípulos de Emaús, quando Jesus lhes explicava as Escrituras” Lc 24,32

“Eu também fui conquistado por Jesus Cristo” Fl 3,12

Entrar na Intimidade de Deus

Olhos de esperança

Deus ainda meouve

“Quando ninguém mais me escuta, Deus ainda me ouve.

Quando já não posso falar com ninguém, nem invocar mais ninguém,

a Deus sempre posso falar. Se não há mais ninguém que me possa ajudar,

por tratar-se de uma necessidade ou de uma expectativa

que supera a capacidade humana de esperar,

Ele pode ajudar-me. Se me encontro confinado numa extrema solidão,

Deus ainda me ouve. O orante jamais está totalmente só...”

Vocação - Video

A igreja sem jovens

Ser catequista II

“O Senhor transformou minha maneira de valorar as coisas”

As pérolas de ontem, diante de Cristo são insignificantes.

Ele é a pérola de maior valor, a luz de intenso brilho; nossa razão de viver”

“Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir.

Foste mais forte do que eu e venceste” Jr 20,7

A verdadeira Sabedoria

Viverr a paternidade de Deus

Pai e filha

meu filho deus que lhe proteja

Salmo 27,10

Viver

Viver a experiência da paternidade de Deus

Só quem se deixou e se deixa evangelizar, só quem é capaz de se deixar renovar espiritualmente pelo encontro e pela comunhão de vida com Jesus Cristo, pode evangelizar

Pai com menina

A Palavra se fez Sacramento

“Fé: o encontro e a comunhão com o Cristo”

“Fé: o encontro e a comunhão com Cristo!”

“É preciso estimular a fé, e fortalecer a confiança na descoberta da

providência divina na vida cotidiana, a fidelidade à vontade de Deus”.

Estimular a fé

“Há um Ser, muito mais sublime do que o nosso espírito e a nossa razão. Ele é a própria Verdade”

Há um Ser, muito mais sublime do que o nosso espírito e a nossa razão.

Ele está diante de ti: é a própria Verdade”

*Santo Agostinho - O Livre-Arbítrio II,13,35*

Imagem Oração da manhã

Pela manhã te buscarei

Reze Comigo Oração da manhã

Reze Comigo

Oração da Manhã

"Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-Te força, sabedoria, paz. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor; ser paciente, compreensivo, justo, equilibrado; quero ver, além das aparências Teus filhos, como Tu os vês, e assim só ver o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda a calúnia, guarda minha língua de toda a maldade. Que só de concórdia viva o meu espírito. Seja eu tão bom e alegre que todos quantos se achegarem a mim sintam a Tua presença. Reveste-me interiormente de Tua beleza Senhor,

e no decurso deste dia eu Te revele a todos”

Oração

Que o Senhor esteja a tua Frente para te Conduzir...

Ao seu Lado para te Acompanhar...

Dentro de Ti para te Iluminar...

Atrás de Ti para te Proteger...

Sobre Ti para te Abençoar...

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

Amém, Amém, Amém!

Foto concíllio

Concilio Vaticano II Parte I

2012: 50 ANOS DO VATICANO II

“Quem deseja a felicidade de alguém deve ajudá-lo a ser feliz!”

Para nossa Igreja, 2012 é ano jubilar: nele se celebram 50 anos da abertura do maior acontecimento eclesial do século XX, o Concílio Ecumênico Vaticano II, inaugurado em 11/10/1962 pelo papa João XXIII e encerrado em 08/12/1965 pelo papa Paulo VI.

Saiam de suas comunidades

Concilio Vaticano II Parte 2

Na primeira sessão, o papa João XXIII condensou o espírito do concílio nesta declaração:” Sempre a Igreja se opôs aos erros; muitas vezes até os condenou com maior severidade. Nos nossos dias, porém, a Esposa de Cristo prefere usar mais o remédio da misericórdia que o da severidade”.

“Está claro que a prioridade do Vaticano II não foi doutrinária,

mas preferencialmente pastoral”

Aggiornamento, isto é, atualização, foi a palavra-chave e fundamental do concílio. Dom Benedito Beni dos Santos cita como objetivos do Vaticano II: apresentar uma noção clara da Igreja, renová-la, restaurar a unidade dos cristãos e tratar de presença da Igreja no mundo. Acerca desta última meta, dom Aloísio Lorscheider assim se pronunciou: “A inserção no mundo não é para dominá-lo, mas para servi-lo. O que nos aproxima do mundo não é a busca de privilégios ou do poder, mas o zelo apostólico que deseja ver a todos saudáveis no corpo e na alma. “Trata-se de esquecer a si mesmo para tornar felizes os outros”.

O inesquecível beato papa João XXIII teve a coragem e a esperança de iniciá-lo. Cabe-nos continuar o aggiornamento da Igreja na realidade do terceiro milênio.

O fenômeno religioso é complexo

O fenômeno religioso é complexo

e são muitos os caminhos pelos quais os humanos se orientam para Deus”

* MEDELLÍN – 1968 *

Ladainha de todos os Santos

A verdadeira felicidade está na vida eterna

A verdadeira felicidade está na vida eterna,

e somente Deus nos poderá conceder

"Ele é a plenitude de todo ser.

É somente em Cristo que o homem encontra sua alegria perfeita"

Verbum Domini

“Não podemos anunciar a palavra de Deus sem tê-la meditado no silêncio da alma”

“Deus nos fala por meio da Bíblia que é a maneira mais direta para ouvirmos a Ele”

“A Verdade imutável de Deus, nos fala de modo inefável”

“A Verdade imutável de Deus, nos fala de modo inefável”

Nada te perturbe,

nada te amedronte.

Tudo passa,

a paciência tudo alcança.

A quem tem Deus nada falta.

Só Deus basta!

"Bendito sejais para sempre, porque, mesmo quando Vos deixei,

Vós não vos afastastes de mim por inteiro,

Dando-me sempre a mão

Para que eu voltasse a me levantar;

Muitas vezes, Senhor, eu não a queria,

Nem procurava entender porque tantas vezes

Me chamáveis de novo". (Vida 6,9)

Santa Teresa de Jesus

Eternidade

Pomba

Recebei a Unção do Espírito Santo

pomba

Ó Pai, o Espírito Santo que de vós procede

ilumine nossas inteligências

para conduzi-las à plenitude da verdade,

segundo a promessa do vosso Filho.

Que convosco vive e reina,

na unidade do Espírito Santo

"Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o Dom de Deus"

Sabedoria, Entendimento, Fortaleza, Conselho, Ciência, Piedade, Temor de Deus

“Convertei-vos e crede no Evangelho”

Jesus

Não há evangelização verdadeira

“Não há evangelização verdadeira enquanto não se anunciar,

a vida, as promessas, o reino, o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus” EN 22

Santo Agostinho

Semem do Espírito Santo

Nenhuma cópula humana desvendou os segredos do útero virginal

“Nenhuma cópula humana desvendou os segredos do útero virginal, mas um sêmem imaculado foi depositado pelo Espírito Santo no útero inviolável.

O Senhor Jesus, o absolutamente santo entre os nascidos de mulher, é o único que, pela novidade do parto imaculado, não conheceu o contágio da corrupção terrena e o rechaçou com sua celestial majestade”

Santo Agostinho - Santo Ambrósio – A Graça I. pág. 316.

Terço

Mulher sábia

Em cada mulher

mulher

mulher

As quatro fases de uma espiritualidade

com a Palavra de Deus

“Leitura, Meditação, Oração, Contemplação”

“A sede de Deus e a sua procura na oração e contemplação, à imitação de Maria, que guardava em seu coração as palavras e os atos de seu Filho”

“Maria estrela da evangelização e virgem de pentecostes”

“Reze comigo contemplação de Maria”

“Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei! E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente,

ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria!

Rogais por nós, Santa Mãe de Deus! Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!”

Amém, Amém, Amém

“E o que há de mais imaculado e mais puro,

que o ventre da Virgem Maria”

Bendito seja Deus. Bendito seja seu santo nome. Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Bendito seja o nome de Jesus. Bendito seja o seu sacratíssimo Coração. Bendito seja seu preciosíssimo Sangue. Bendito seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar. Bendito seja o Espírito Santo, Paráclito. Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima. Bendita seja a sua Gloriosa assunção. Bendita seja a sua santa e Imaculada Conceição. Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe. Bendito seja São José, seu castíssimo esposo. Bendito seja Deus nos seus anjos e nos seus santos.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O QUE É A BÍBLIA?


1. O QUE É A BÍBLIA?

Digamos à guisa de definição, que a Bíblia é um conjunto de 73 livros com vários títulos ou denominações: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Evangelhos, várias epístolas etc., os quais podem ser localizados pelo índice geral dela. Divide-se em duas partes bem destacáveis: o Antigo Testamento e o Novo Testamento.

Testamento é o nome que se dá à Aliança "contraída" com Abraão e "cumprida" em Jesus Cristo. Enquanto projeção de Abraão designou-se por Antigo Testamento aos acontecimentos a ela correlatos; quando afins à Nova Aliança em Jesus Cristo, tomou o nome de Novo Testamento. É que um testamento "traz" disposições que devem ser "cumpridas" após a morte de um dos testadores, no caso, Abraão no Antigo e Jesus no Novo, "trazendo", para a Homem "cumprir", "disposições de última vontade", e "uma herança".

A Bíblia vem geralmente dividida em capítulos e versículos (vide tabela abaixo). Os capítulos são especificados por números maiores colocados num começo de narrativa parcial e os versículos por algarismos menores colocados antes das frases que compõem o capítulo. Costuma-se dar títulos aos vários capítulos, ou a trechos deles, também conhecidos por "perícopes", que foram ai incorporados pretendendo facilitar a compreensão e a localização por assuntos, mas não fazem parte integrante e indestacável do contexto.

Representação de Capítulos e Versículos da Bíblia

Costuma-se representar os livros pelas duas primeiras consoantes ou uma ou duas consoantes e uma vogal de seu nome (para evitar confusão com outro), por exemplo:

Gn para Gênesis; Ex para Êxodo; Cro (ou Cr) para Crônicas [para não se confundir com abreviatura de Coríntios - (Cor ou Co)] etc..

Os capítulos são representados pelo seu número seguido de vírgula:

Gn 1, - significa capítulo 1 do livro de Gênesis.

Já os versículos vêm geralmente após a vírgula do capítulo:

Gn 1,2 - significa livro de Gênesis, capítulo 1, versículo 2.

Quando se pretende representar todos os versículos a que se refere, usa-se separá-los por um hífen (com o significado de = até):

Gn 1,15-20 - significa livro de Gênesis, Capítulo 1, a partir do versículo 15 até o 20.

Colocando-se um ponto após o ultimo versículo e colocando-se outro número significa que se deve saltar do versículo para o outro:

Gn 1,15-20.25-26 - significa que após o versículo 20 deve-se saltar para o 25 e ler até o 26.

Pode acontecer que um versículo se componha de várias frases, designando-se então cada uma delas por uma letra do alfabeto:

Gn 1,15-16ab - significa que a citação abrange no versículo 16 apenas as duas primeiras frases.

Ainda pode acontecer que a citação tenha após o versículo um número seguido de vírgula; nesse caso se trata de referência a capítulo:

Gn 1,15-2,4a - significa que a citação vai do versículo 15 do capítulo 1 ao versículo 4 do capítulo 2, primeira frase.

Um número seguido de vírgula corresponde a

capítulo

e um número quando vem seguido de hífen, a

versículo,

e um número quando vem seguido de ponto a

versículo.


2. POR QUÊ A BÍBLIA É IMPORTANTE?

Só há uma razão pela qual se pode dizer que a Bíblia é importante, tal como São Paulo diz:

"E não somos como Moisés, que punha um véu sobre o rosto, para que os filhos de Israel não vissem o final da glória que se desvanecia; e assim o entendimento deles ficou obscurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho testamento, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido; sim, até o dia de hoje, quando Moisés é lido, um véu está posto sobre o coração deles. Contudo, convertendo-se ao Senhor, é-lhe tirado o véu" (2 Co 3,13-16).

A Bíblia é importante por causa de:Jesus Cristo

Sem Jesus Cristo, a Bíblia não passa de um dos livros ultrapassados que por ai existem nos museus ou em uso nos mitos e superstições ou fossilizados.

Pode-se pretender que ela seja a Palavra de Deus. E é, mas a Palavra de Deus plenamente revelada por Jesus Cristo. Ele é a Revelação por excelência, a única Revelação do Pai;

Jesus é a Palavra do Pai

Diz-se que Jesus é a PALAVRA porque manifesta ou revela o Pai, tal como Ele mesmo o diz:

"Jesus lhe disse: "Filipe, há tanto tempo estou convosco e não me conheces? Quem me tem visto, tem visto o Pai. Como podes dizer: mostra-nos o Pai?" (Jo 14,9).

Também Paulo e João o dizem:

"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criatura..." (Col 1,15)

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus" (...) "Ninguém jamais viu a Deus. o Filho Unigênito, que está no seio do Pai, é quem o deu a conhecer." (Jo 1,1.18).

É essa a função da PALAVRA: tornar conhecido o que ela significa. Caso um professor permaneça em silêncio perante um grupo de alunos, eles nada saberão de seu saber íntimo, pois, sem a palavra nada se sabe. Quando ele começar a falar, a fazer o uso "da palavra", passará a ser entendido e os alunos apreenderão o que ensina, por aquilo que ele "revelar" com a sua palavra. Ora, Jesus "revelou" o Pai; logo, JESUS é a PALAVRA DO PAI.


2.1 Revelação

Já ficou claro pelo acima exposto que Cristo é a Revelação única e definitiva, e que somente aquilo que transmitiu aos Apóstolos, que nos vem pela Tradição e o Magistério da Igreja, pode-se dizer "revelado". É que, com a morte do último Apóstolo, terminou a transmissão oral da Revelação, o que se conhece por Tradição, ficando apenas o que foi deixado por eles como "depósito" (de fé), como o denominou São Paulo (1 Tm 6,20; 2 Tm 1,12-14), que compõe o Magistério da Igreja, aquilo que ela ensina. Melhor o diz o Catecismo da Igreja Católica, recém promulgado por João Paulo II:

"'Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho' (Hb 1,1-2). Cristo, Filho de Deus feito homem, é a Palavra Única, Perfeita e Insuperável do Pai. Nele o Pai disse tudo, e não haverá outra palavra além dessa. (...) A Economia Cristã, portanto, como Aliança Nova e Definitiva, jamais passará, e já não se há de esperar nenhuma outra Revelação pública antes da gloriosa manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo" (n.º 64-65).


2.2 Inspiração

Tal como a Revelação, também a Inspiração Bíblica já acabou. O que ilumina a Igreja em prosseguimento à Obra de Cristo (Jo 20,21) é uma especial Assistência do Espírito Santo, e não se confunde com a Inspiração Bíblica, como a própria Igreja define e explica:

"A verdade divinamente revelada, que os livros da Sagrada Escritura contêm e apresentam, (...). ...escritos sob a Inspiração do Espírito Santo (cf. Jo 20,31; 1 Tm 3,16; 2 Pe 1,19-21; 3,15-16), eles têm Deus por autor e nesta qualidade foram confiados à Igreja. Para escrever os Livros Sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens, na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele próprio queria" ("Dei Verbum" n.º 11; Catecismo. da Igreja Católica n.º 105/106).

"Por isso, a pregação apostólica, que é expressa de modo especial nos livros inspirados, devia conservar-se por uma sucessão contínua até a consumação dos tempos. (...). Esta Tradição, oriunda dos Apóstolos, progride na Igreja sob a Assistência do Espírito Santo..." (Constituição 'Dei Verbum', Conc. Vat. II, n.º 8).

O que não se deve perder de mira é que tanto a Revelação como a Inspiração foram dons ou carismas especiais de Deus para a confecção da Sagrada Escritura, e isto se deu quando dos originais, não se estendendo às traduções, aos comentários ou mesmo à exegese. Por isso, a missão da Igreja de interprete única, por causa daquele já mencionado "depósito" (da fé) que lhe é pertinente:

"O 'depósito' (1 Tm 6,20; 2 Tm 1,12-14) da fé ("depositum fidei"), contido na Sagrada Tradição e na Sagrada Escritura, foi confiado pelos Apóstolos à totalidade da Igreja. 'Apoiando-se nele, o Povo Santo todo, unido a seus Pastores, persevera continuamente na doutrina dos Apóstolos e na comunhão, na Fração do Pão e nas Orações, de sorte que na conservação, no exercício e na profissão da fé transmitida, se crie uma singular unidade de espírito entre os bispos e os fiéis.' (cfr. Catecismo 84)

'O encargo de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo' ("Dei Verbum", 10), isto é, aos bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o bispo de Roma" (idem 85).

Pode-se desde já perceber a importância da Tradição, que é a transmissão das verdades reveladas pelos Apóstolos a seus sucessores, no que se estrutura o Magistério da Igreja.


2.3 Tradição, Magistério e Escritura

Cristo não é um fundador de nova religião, nem o cristianismo é uma "heresia" do judaísmo. Os Apóstolos e os discípulos continuaram freqüentando o Templo e seguindo os rituais ali celebrados, até mesmo após a Sua Morte, Ressurreição e Ascensão (Lc 24,53; At 2,46; 3,1) bem como após o Pentecostes (At 2,46; 3,1...). Compartilhavam da "visão" de Jesus de que o cristianismo é o "cumprimento" do judaísmo, o seu ponto de chegada:

"Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só "i" ou um só "til", até que tudo seja cumprido" (Mt 5,17-18).

Entretanto, os primeiros cristãos não conheciam o Novo Testamento tal como se conhece hoje. Quando muito haviam alguns manuscritos destinados apenas a registrar as pregações locais. Os cristãos de Roma, por exemplo, conheciam a pregação de Pedro e, possivelmente, conheciam também uma ou outra das cartas de Paulo (2 Pe 3,15-16). Vê-se facilmente que os escritos atuais dos Evangelhos são verdadeiramente o registro catequético de então, a primeira expressão da Tradição Apostólica, aqueles que foram escolhidos e aprovados entre tantos outros (Lc 1,1-2 diz "muitos"):

"A Tradição de que falamos aqui é a que vem dos Apóstolos. Ela transmite o que estes receberam do ensino e do exemplo de Jesus e aprenderam pelo Espírito Santo. De fato, a primeira geração de cristãos ainda não tinha um Novo Testamento escrito, e o próprio Novo Testamento testemunha o processo da Tradição Viva" (Catecismo da Igreja Católica, 83).

"Por isso, a pregação apostólica, que é expressa de modo especial nos livros inspirados, devia conservar-se por uma sucessão contínua até a consumação dos tempos. (...) Esta Tradição, oriunda dos Apóstolos, progride na Igreja sob a Assistência do Espírito Santo..." (Constituição 'Dei Verbum', Conc. Vat. II, n.º 8).

Informa Papias que o primeiro Evangelho foi escrito por Mateus em aramaico, que o destinou aos judeus. Vieram outros, inclusive a tradução dele para o koiné, o grego popular de então, que não eram ainda tão difundidos, nem faziam parte de um cânon definido pela Igreja. Somente algumas comunidades tinham uma espécie de compilação mais ou menos aleatória, ao que tudo indica, e não ainda de forma sistemática como hoje:

"Foi a Tradição Apostólica que levou a Igreja a discernir quais os escritos que deveriam ser enumerados na lista dos Livros Sagrados" ('Dei Verbum, 8,3). Esta lista completa é denominada 'Cânon' das Escrituras. Comporta, para o Antigo Testamento, 46 (45, se contarmos Jeremias e Lamentações juntos) escritos e 27 para o Novo:

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois Livros de Reis, os dois Livros de Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois Livros de Macabeus, Jó, os Salmos, os Provérbios, o Eclesiastes (ou Coélet), o Cântico dos Cânticos, a Sabedoria, o Eclesiástico (ou Sirácida), Isaías, Jeremias, as Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias, para o Antigo Testamento;

os Evangelhos de Mateus, de Marcos, de Lucas e de João, os Atos dos Apóstolos, as Epístolas de São Paulo aos Romanos, a Primeira e a Segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, a Primeira e a Segunda aos Tessalonicenses, a Primeira e a Segunda a Timóteo, a Tito, a Filêmon, a Epístola aos Hebreus, a Epístola de Tiago, a Primeira e a Segunda de Pedro, as três Epístolas de João, a Epístola de Judas e o Apocalipse, para o Novo Testamento (Catecismo da Igreja Católica, 120).


Da mesma forma que então, porque inexistente, para os católicos ainda hoje, "só a Bíblia" não é, nem pode ser, o único fundamento para a fé, eis que não se partiu dela para o que se crê. O que nela se compôs foi o então ensinado pelos Apóstolos. Por isso, fundamental ainda lhes é o conjunto formado por: Tradição + Magistério + Escritura:

"Fica portanto claro que segundo o sapientíssimo plano divino a Sagrada Tradição, a Sagrada Escritura e o Magistério da Igreja estão de tal maneira entrelaçados e unidos, que um não tem consistência sem os outros, e que juntos, cada qual a seu modo, sob a ação do mesmo Espírito Santo, contribuem eficazmente para a salvação das almas" (Constituição Dogmática 'Dei Verbum', 10)

3. ALGUMAS REGRAS PRÁTICAS

Feitas essas observações preliminares, é fundamental a todo estudioso da Bíblia algumas regras práticas que iremos apresentando à medida do desenvolvimento do curso. A primeira delas é a de se deslocar abstratamente ao tempo em que foi escrito o livro que se estuda ou se lê, não se analisando o que está escrito com o aculturamento atual, mas procurando entender bem o que se escreveu com a mentalidade de então. Outra delas é que os títulos, subtítulos e a divisão em capítulos e versículos não fazem parte do escrito em si, não são inspirados, mas foram idealizados em princípios deste segundo milênio de nossa era, para facilitar a localização, bem como a leitura, e de acordo com a divisão vigente por assunto ao tempo do criador do sistema. Por isso mesmo, nem sempre um capítulo encerra um assunto, como acontece com um livro moderno, podendo se encontrar a conclusão dele mais adiante ou em local diverso.

Além de tudo isto, é de se considerar que a Bíblia forma uma unidade total de doutrina, coerente e religiosamente muito lógica. E não se há de esquecer a necessidade de sempre se recorrer ao ensino da Igreja, que com seu "depósito" ilumina a interpretação doutrinária dos textos difíceis. Não é possível se dar ao luxo de interpretações particulares, por mais sábias que nos possam parecer (2Pe 1,20-21). Assim, é de se ler a Bíblia tal como foi ela escrita e não como se gostaria que tivesse sido composta. Qualquer originalidade pode lhe redundar em falsificação grosseira, mesmo uma simples entonação de voz que se busca interpretar. As Escrituras foram escritas ao bafejo do Espírito Santo e não Lhe pode ser atribuída qualquer contradição entre os vários livros que a compõem. Só o Espírito Santo é o interprete do que inspirou pelo que Jesus fez da Sua Igreja o único "depósito" (da Fé) (v. Catecismo da Igreja Católica, 109/119):

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, que fique convosco para sempre, a saber, o Espírito da Verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. (...) Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. (...) Mas o Paráclito, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito" (Jo 14,16-20.26)

"Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da Verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. ..." (Jo 16,12-15).

Pelos trechos aqui transcritos vê-se que o próprio Jesus diz que seria o Espírito Santo quem "vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito", "vos guiará a toda a verdade" e "vos anunciará as coisas vindouras". Assim sendo, é aquilo e somente o que foi ensinado pelos Apóstolos que permaneceu na Igreja como o depósito que São Paulo fala:

"Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, evitando as conversas vãs e profanas e as oposições da falsamente chamada ciência; a qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja convosco" (.I Tm 6,20-21)

"Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia. Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus; guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós" (2 Tm 1,12-14).

Ainda, quando Jesus estabelece o "primado" de Pedro, deixa clara a autoridade dele e dos Apóstolos com ele, quando lhes dá o poder de "ligar e desligar", eis que estará sempre presente, "no meio deles":

(A Pedro) "Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus" (Mt 16,17-19)

(A todos os Apóstolos 'reunidos' junto com Pedro) "Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu. Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" (Mt 18,18-20)

Além disso, essa Sua presença entre os Apóstolos, fica mais clara e eficaz ainda quando diz que "estarei convosco, todos os dias, até a consumação dos séculos". É que bastaria ter dito "estarei convosco", mas acentua acrescentando "todos os dias" e, ainda ratifica "até a consumação dos séculos". Confirmando tudo isso, vai Marcos nos informar que "quem crer (na pregação da Igreja) e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado". Ora, quando Cristo afirma ser condenado quem não crê na pregação é afirmar a infalibilidade da pregação e a eficácia da Assistência do Espírito Santo, e quando o diz aos Apóstolos somente, di-lo à Igreja, depositária do que ensinaram:

"E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28,18-20)

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Mc 16,15-16)

(Lc 24,27"E, começando por Moisés e por todos os profetas, interpretou-lhes em todas as Escrituras o que a ele dizia respeito. (...) '...era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.' Então abriu-lhes a mente para que entendessem as Escrituras" (Lc 24, 27.44-45)

"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer" (Jo 15,15).

Outro fator importante a observar é a da sucessão apostólica na Igreja, para o exercício do mesmo múnus, com os mesmos dons apostólicos, também ratificado na Escritura:

"Irmãos, convinha que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; pois ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. (...) É necessário, pois, que dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós, começando desde o batismo de João até o dia em que dentre nós foi levado para cima, um deles se torne testemunha conosco da sua ressurreição" (At 1,16-22).

Por outro lado, também São Paulo afirma que Tiago, Pedro e João são "colunas da Igreja" (Gl 2,9). Ora, esse fato corrobora a existência de hierarquia no Colégio Apostólico, até mesmo ao tempo de Cristo, eis que somente eles foram testemunhas de alguns acontecimentos importantes tais como a Ressurreição da filha de Jairo (Mc 5,37), a Transfiguração (Mc 9,2), a Agonia do Monte das Oliveiras (Mc 14,33), e recomendados ao silêncio a respeito até a ressurreição (Mc 5,43; 9,9), o que evidencia o motivo de serem considerados "colunas". Ambas, a sucessão e a hierarquia, evidenciam a presença da sucessão apostólica caracterizando a autenticidade do Colégio Apostólico Católico e do "depósito da fé":

"E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos ordenei; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28,19-20).

Outra observação que se deve fazer num começo de estudo da Bíblia é com base na já mencionada coerência que deve ter tudo o que se deduz com a totalidade dela, donde a necessidade de sintonia das conclusões com todo o seu conteúdo. Sempre se buscará, por isso, confirmação na própria Bíblia daquilo que se concluiu ou se encontrou, ou também no magistério da Igreja, detentora da Tradição, a única interprete autorizada por Cristo, como acima se viu.

E é bom nunca se perder de vista que a maioria dos escritos do Novo Testamento, principalmente os Evangelhos, foram escritos para o uso de pessoas que já conheciam todo o tema que abordam em seus mínimos detalhes, não lhes sendo necessário esclarecimentos e explicações como para nós, que desconhecemos os pormenores, os quais estão na Tradição e Magistério da Igreja.

AUTO-AVALIAÇÃO

O que é a Bíblia?

Como seria a representação de Gênesis, capítulo 25, para se ler do versículo 1 até o 15, saltar para o 29 e ler até o 34, letra c?

A Bíblia é importante? Por quê?

É certo dizer que Jesus é Palavra? Por quê?

Existe alguma revelação nova nos dias atuais? Explique.

A Inspiração é faculdade ou dom de todas as pessoas? Explique.

Cada um pode interpretar autenticamente a Sagrada Escritura? Explique.
O que se entende por Tradição, Magistério e Assistência do Espírito Santo na Igreja? Descreva-as e destaque as suas diferenças. Existe alguma relação entre a Escritura, a Tradição e o Magistério da Igreja? Qual? Explique.


Texto: Padre ELMO

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“O Mistério da Trindade”

“Como foi possível que o Verbo de Deus, permanecendo em sua essência e nada apresentando de mutável, pôde sofrer algo da vida humana pela natureza inferior assumida?”

“O que o imundo espírito não podia sofrer, visto carecer de corpo mortal.”

“Santo Agostinho –*A Trindade* livro IV,18”

“Existe, uma natureza incriada que criou a todas as outras naturezas, pequenas e grandes,

superior sem dúvida, a todas as criou e assim,

superior à natureza racional e inteligente,

isto é, alma humana, que foi feita à imagem daquele que fez.

E esta natureza superior a todas as outras é Deus”

“É nele, com efeito, que temos a vida, o movimento e o ser” At 17,27

Santo Agostinho – A Trindade * (livro XIV - 16)

“A Trindade Interior”

“Recordação, conhecimento e amor de si,

sempre existente na alma”

“Quando a alma se pensa, ela se dobra sobre si mesma,

e então se produz uma trindade,

na qual já se pode perceber o que seja o verbo.

Este recebe sua forma no ato mesmo do pensamento.

A vontade enlaça esse verbo à memória.

E é aí que de preferência é preciso

reconhecer a imagem que procuramos”

Santo Agostinho – A Trindade * (livro XIV - 13)

ANALOGIA DA TRINDADE

“O Amor, o Amado e o Amante”

“O que são os três? Pois sabemos que são três:”

‘Pai, Filho e Espírito Santo’

“O Pai é sempre fonte, origem de toda a divindade,

de todas as coisas”

“O Filho é sempre aquele que vem do Pai.

É gerado por Ele desde sempre”

“Não foi criado, pois isso suporia um tempo em que não existiu.

Mas Ele existe desde sempre, desde sempre gerado pelo Pai”

“O Espírito é o sopro de amor do Pai e do Filho.

É como que o suspiro de amor

que procede do abraço dos dois”

*Santo Agostinho* – A Trindade

“DOGMA DA TRINDADE”

“O amor de Deus foi derramado em nossos corações

pelo Espírito Santo que nos foi dado”

“O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem

não percebeu, foi isso que Deus preparou para aqueles que o amam”

“Deus porém, o revelou a nós pelo Espírito. Pois o Espírito sonda todas a coisas, até mesmo as profundidades de Deus. Quem conhece a fundo a vida íntima do homem é o espírito do homem que está dentro dele. Da mesma forma, só o Espírito de Deus conhece o que está em Deus”

“Quanto a nós, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecermos os dons da graça de Deus” 1Cor 2,9ss

"Ofereça a Deus um sacrifício de confissão”

O que é a Verdade?

“A Verdade não é uma idéia,

um conceito ou um estado da mente,

mas esta manifesto em uma pessoa divina”

“Olhe para dentro de você,

para que serve a Verdade de fato?”

“Só a Verdade nos tornará homens, homens livres!”

“O homem não encontra a Verdade,

é a Verdade que encontra o homem”

“Por que a Verdade é á Pessoa

é Jesus Cristo o Filho de Deus!”

*Santo Ambrósio – Santo Agostinho*

“SANTO AGOSTINHO”

“E O DECLÍNIO DO IMPÉRIO ROMANO”

“SANTO AGOSTINHO”

“O mais santo dos humanos e o mais humano dos santos"

“Tu és Pedro... A Minha Igreja”

“A única Igreja instituída por Jesus Cristo”

Misericórdia, misericórdia, misericórdia eu te peço meu Senhor...

Misericórdia, misericórdia, misericórdia meu Senhor...

"Paz e Bem... E muita luz de Cristo Jesus"

Seja Bem Vindo! Navegue a Vontade!

"Se alguma coisa não estiver conforme à doutrina da Santa Igreja Católica, será por ignorância, não por malícia. Pela bondade de Deus, sempre estou, estive no passado e estarei no futuro sujeito a Santa Igreja. Seja ele sempre bendito e glorificado!"

Amém! Amém! Amém!

* De Santa Teresa D’Ávila*

"Livro Castelo Interior ou moradas" * Prólogo 4*

Que o Senhor esteja a tua Frente para te Conduzir...

Ao seu Lado para te Acompanhar...

Dentro de Ti para te Iluminar...

Atrás de Ti para te Proteger...

Sobre Ti para te Abençoar...

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

Amém! Amém! Amém!

Quando ninguém mais me escuta, Deus ainda me ouve. Quando já não posso falar com ninguém, nem invocar mais ninguém, a Deus sempre posso falar. Se não há mais ninguém que me possa ajudar, por tratar-se de uma necessidade ou de uma expectativa que supera a capacidade humana de esperar, Ele pode ajudar-me. Se me encontro confinado numa extrema solidão, Deus ainda me ouve. Deus ainda me ouve. Deus ainda me ouve... O orante jamais está totalmente só...


“O homem foi criado para uma realidade grande, ou seja, para o próprio Deus, para ser preenchido por ele...”


O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar


“Deus, por meio do seu poder que age em nós,

pode realizar muito mais do que pedimos ou imaginamos” Efésios 3,20

pomba

"Acolhei, ó Pai, as oferendas da vossa família,

e concedei aos que receberam o Espírito Santo

guardar o que receberam

e alcançar o prêmio eterno.

Por Cristo, nosso Senhor"

"Senhor Jesus Abençoai a Nossa Família"

“O zelo por tua casa me consome”

(Jo 2,14ss ; Sl 69,10)

“Se o Senhor não constrói a casa,

em vão labutam os seus construtores” Sl 127

“Senhor, eu não sou digno de que entreis

em minha morada

mas, dizei uma só palavra e serei salvo”

“Que o Corpo e Sangue de Cristo

nos guarde para a Vida Eterna”

Amém, Amém, Amém,

Sim! Verdadeiramente Jesus Cristo é o Senhor!