A Festa da Santíssima Trindade
A Festa da Santíssima Trindade celebra o grande mistério da fé católica, Trindade Divina, una na substâncias e três nas pessoas. É celebrada no primeiro domingo depois de Pentecostes. A festa foi instituída por Estevão Bispo de Liege no século VIII. No século XII o Papa Alexandre III reprovou a celebração, por fim acabou sendo reconhecida definitivamente no século XIV pelo Papa João XXII.
Como dissemos no Podcast dessa semana, o Mistério da Santíssima Trindade é algo que a inteligência humana não consegue compreender por si só. É o mistério da fé por excelência.
Encontramos as suas raízes bíblicas ja no Antigo Testamento em Dt 6,4:
“…Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é UM SÓ!…”
Também encontramos outro versículo bíblico que narra essa afirmação:
“…Eu sou o Senhor e não há outro, fora de mim não existe Deus…” (Is 45,5)
Ou seja, dizendo existir apenas um único Deus, e Ele sendo um só e que fora Dele não havia outro, o Senhor já estava nos indicando que existia ali algo a mais. Esse algo a mais só viríamos a saber no Novo Testamento, quando Jesus afirmou:
“… Fazei discípulos meus em todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo…” (Mt 28,19)
Também lemos o que São Paulo disse:
“…Agraça do Senhor Jesus Cristo, a caridade de Deus e a Comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós…” (2 Cor 13,13)
Por fim temos o que nos ensina São João:
“Quando vier o paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também testemunhareis por que desde o princípio estás comigo” (Jo 15,26)
Nenhum comentário:
Postar um comentário